Fotos: Vinicius Becker (Diário)
A partir desta sexta-feira, 1º de agosto, Santa Maria deixa de ter conexão direta com o centro do País. A data se torna um marco para o transporte aéreo no município, que, aos poucos, vem sendo excluído da malha aérea nacional. A partir da data, os voos regulares da Azul para o Aeroporto de Viracopos, em Campinas – São Paulo (e vice-versa), deixarão de ser operados no Aeroporto Regional Brigadeiro Cherubim Rosa Filho, conhecido como Aeroporto de Santa Maria. Com isso, o município volta a ter apenas uma conexão aérea regional, com três voos semanais da Azul para Porto Alegre – às terças, quintas e sábados.
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A suspensão da ligação direta com Campinas não foi uma surpresa para a administração municipal. Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação de Santa Maria, Ronie Elton Gabbi, a suspensão da linha já fazia parte de um replanejamento da malha da Azul devido às movimentações do mercado. Ele explica que o voo era operado com uma aeronave ATR, de menor porte e mais lenta, o que tornava o trajeto menos eficiente como o de São Paulo, considerado de longa distância. A baixa capacidade de passageiros e a impossibilidade de enviar cargas elevaram o custo operacional, contribuindo para a descontinuidade da linha.
— Desde que fomos informados sobre a suspensão, iniciamos tratativas com a companhia para tentar reverter a decisão. Ainda não houve avanço concreto, mas seguimos em diálogo para restabelecer o voo — afirmou Gabbi.

Em nota, a Azul justificou a mudança e sugere ponte aérea em POA
“A Azul informa que, como parte de seu compromisso com a eficiência operacional e a competitividade no setor aéreo, a partir do dia 1º de agosto, suspenderá a rota Santa Maria (RS) a Campinas (SP). A companhia continuará oferecendo voos de Santa Maria a Porto Alegre (RS) com três frequências semanais, de onde os clientes poderão se conectar em voos diretos para o Aeroporto de Viracopos. As mudanças fazem parte de um processo normal e programado de ajuste de mercado, e foram cuidadosamente avaliadas para garantir a sustentabilidade das rotas da companhia, mantendo o equilíbrio entre oferta e demanda, sem comprometer a qualidade dos serviços oferecem aos seus clientes. Os clientes impactados receberão a devida assistência, conforme determina a Resolução 400 da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).”
Último voo nesta sexta (1º)
- Chegada em Santa Maria – 10h55min +/-
- Embarque para São Paulo – 11h40min +/-
Alternativas em discussão
O assunto não é novidade entre os gestores públicos. Conforme Gabbi, a discussão é política, financeira e técnica. Confira abaixo as frentes de negociação.
Reforma da pista
A principal estratégia para que o município volte a ter ligação com São Paulo e outros destinos mais longos é a reforma da pista do atual aeroporto. Seria necessário ampliá-la para que aviões maiores, como o turbi jato, a utilizem. Isso depende de autorização do Comando da Aeronáutica, e da Secretaria de Aviação Civil (SAC) liberar a verba. Na última semana, o Executivo entregou o pedido da obra oficialmente. O próximo passo depende da resposta oficial da Aeronáutica. O valor da obra não é bem preciso, mas seria superior a R$ 25 milhões. Com o parecer positivo, demoraria pelo menos dois anos até que os santa-marienses tivessem a conexão com o centro do país novamente.
Novo aeroporto
O projeto para a um novo aeroporto existe, mas não é visto como vantagem no momento. De acordo com o Executivo, a própria SAC tende a priorizar a reforma da pista, ao invés de investir mais de R$ 300 milhões no novo ponto, fora na Base de Santa Maria.
Outros aeroportos ameaçam Santa Maria?
O Estado teria seis cidades com terminal aéreo e que faz a viagem a São Paulo. Conforme gestão municipal, nenhum deles afetaria Santa Maria. A taxa de ocupação de 98%, a boa condição climática, 1 milhão de pessoas na região do aeroporto de Santa Maria estariam entre os motivos.
Para São Paulo
- Caxias do Sul
- Uruguaiana
- Santo Ângelo
- Passo Fundo
- Porto Alegre
- Pelotas
Últimas linhas
O cenário preocupa, já que o isolamento aéreo, sem ligação direta ao centro comercial do país, pode afetar o desenvolvimento econômico da cidade e região, além de dificultar a mobilidade de profissionais, estudantes e turistas. Santa Maria, que teve voos a São Paulo por três anos, além de outros destinos, volta agora a depender de conexões. E o saldo final de viagens para 2025 deve refletir essas atualizações. Os números que estavam aumentando gradativamente desde a pandemia. De acordo com o relatório da prefeitura, o Aeroporto Municipal registrou 25,9 mil embarques e desembarques em 2021. No ano seguinte, o número subiu para 31,2 mil, e em 2023, alcançou 41,9 mil passageiros. Já em 2024, foram 46,3 mil passageiros, sendo 32,4 mil pela Azul e 13,9 mil pela Voepass.
Destinos e horários
Em funcionamento
- A Porto Alegre (vice-versa) – Terças, quintas e sábados. Decolando às 10h35min da Capital e chegando às 11h40min. De Santa Maria, os voos partem às terças e quintas, às 12h10min, e aos sábados, às 15h10min.
Deixou de ter
- A São Paulo – Fixo, em três dias, Aeroporto de Viracopos, Azul Linhas Aéreas
- A Florianópolis – Fixo, em dois dias, por VoePass
- A São Paulo – Sazonal, em dois dias, Aeroporto de Guarulhos, por VoePass
Histórico
- Projeto para ampliar o terminal de passageiros do aeroporto civil é discutido há mais de 10 anos
- Outubro de 2013 – Estreia da Azul, com voos diretos à Porto Alegre
- Novembro de 2022 – Início dos voos comerciais com São Paulo
- Dezembro de 2022 – Início da conexão com Florianópolis
- Maio de 2024 – Fechado, pelas fortes chuvas
- Novembro de 2024 – Depois de 6 meses, voltou a funcionar
- Junho de 2025 – Acaba a ligação até Florianópolis, pois VoePass foi proibida de seguir voando pela Anac por falta de segurança
- 1º de agosto de 2025 – Fim dos voos pela Azul à São Paulo